Aparelho será vendido pela Vivo; preço é de modelo pré-pago.
Celular ainda tem tela sensível ao toque de 4,7 polegadas.
HTC Ultimate é o primeiro celular no Brasil com o
sistema Windows Phone 7 (Foto: Divulgação)
A Microsoft e a HTC anunciaram nesta quinta-feira (20) que o celular HTC Ultimate com o sistema operacional Windows Phone 7.5 será lançado no Brasil nesta sexta-feira (21) por R$ 1,8 mil. Este é o primeiro aparelho a desembarcar no país com o sistema operacional móvel da Microsoft.
Inicialmente, ele será vendido pela operadora Vivo e o preço de R$ 1,8 mil vale pelo plano pré-pago. "Com o lançamento, reforçamos nosso compromisso de manter um portfólio completo, com todos os sistemas operacionais", disse Hilton Mendes, diretor da operadora.
O HTC Ultimate possui tela sensível ao toque de 4,7 polegadas com resolução de 480x800, processador Snapdragon S2 de 1,5 GHz e câmera de 8 MP que permite fazer vídeos com 720p de resolução. O aparelho também traz câmera frontal de 1,3 MP para videochamadas e armazenamento interno de 16 Gbytes.
“Esse aparelho está chegando ao mercado brasileiro antes mesmo dos Estados Unidos e de outros mercados da América Latina”, disse Lee Ittner, vice-presidente da HTC para a América Latina. "Com a previsão de venda de 16 milhões de smartphones no Brasil em 2012, queremos fazer parte desse mercado." Apesar disso, Ittner disse que não há intenção de fabricar o Ultimate no Brasil.
A empresa afirma que a plataforma já possui mais de 30 mil aplicativos --os pagos poderão ser comprados com cartão de crédito brasileiro. Entre eles, na loja virtual brasileira, haverá programas dos bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasi e um programa que permite alugar minisséries da Globo Marcas. Os arquivos do Microsoft Office serão compatíveis com o sistema operacional do aparelho.
Durante a coletiva, a Microsoft também anunciou que um aplicativo do Skype para o Windows Phone será lançado até o final do ano.
Segundo Mendes, da Vivo, as vendas mundiais de smartphones foram de 296,9 milhões de unidades durante o ano de 2012. “No segundo trimestre de 2011, as vendas cresceram 75%”, conta.
Windows Phone
A plataforma para smartphones da Microsoft é focada nas pessoas, em ser simples e em ser integrada, segundo Cristina Palmaka, diretora de canais de consumo da Microsoft Brasil. “Nós temos conversas avançadas (com as mensagens trocadas por Facebook e SMS, por exemplo, integradas), aplicativos inteligentes e a internet além do navegador”, disse.
Palmaka também destacou a integração do Windows Phone com a rede Xbox Live, integrada ao console da companhia, o Xbox 360.
O aparelho também é integrado com as ferramentas do Microsoft Office. “Tudo relacionado ao pacote Office que está armazenado na nuvem, você pode acessar do dispositivo”, disse. A empresa oferece o Skydrive como serviço de armazenamento de dados na nuvem, com 25 Gbytes gratuitos.
Em uma breve demonstração, foi possível ver algumas das funções do Windows Phone 7.5. A tela de desbloqueio, por exemplo, traz as principais notificações do usuário, além de um atalho para o tocador de músicas do aparelho. Ao desbloquear o acesso, o usuário é levado à interface em ‘azulejos’ desenvolvida pela Microsoft desde o lançamento do Windows Phone 7. Cada pequeno bloco representa um aplicativo ou uma função do aparelho.
A tela inicial do aparelho também traz os blocos dinâmicos, que trazem informações atualizadas para o usuário sem que ele tenha que entrar no programa. O aplicativo de contatos traz os amigos do usuário de todos os serviços que foram cadastrados do aparelho –os contatos são importados do Linkedin e do Facebook, por exemplo.
Uma pequena alteração feita pela HTC no Ultimate também permite que o usuário tire fotos a partir da tela bloqueada o aparelho. Para isso, é preciso segurar o botão de disparo por alguns segundos
Nenhum comentário:
Postar um comentário