Motorola Xoom
O Motorola Xoom deverá ser o primeiro tablet do mercado a rodar o sistema Android 3.0 (também conhecido como Honeycomb). O Xoom trará uma tela touchscreen de 10,1 polegadas, terá uma resolução de 1280 por 800 pixels, 1 GB de RAM, um processador de 1GHz, 32 GB de armazenamento interno, um slot para cartão SD, conexão 3G (e talvez até 4G) e Wi-Fi 802.11n, uma câmera traseira de 5MP com captura de vídeos em 720p e uma câmera frontal de 2MP para videochamadas.
Motorola Xoom foi apresentado pela fabricante na feira CES 2011
BlackBerry PlayBook
O BlackBerry PlayBook, da Research in Motion, possui uma tela de 7 polegadas e pesa menos de 450g. Ele não roda o sistema BlackBerry OS, mas, em vez disso, o sistema QNX OS. O tablet possui 1GB de RAM, processador dual-core, duas câmeras HD (alta definição), gravação de vídeo HD e saída HDMI. O PlayBook també é muito versátil – pode tocar formatos de áudio proprietários da Apple e da Microsoft, e suporte tanto o Adobe Flash (não disponível no iPad) o HTML5.
- Vìdeo: conheça o tablet BlackBerry PlayBook (http://migre.me/3JK8r)
HP WebOS
Os detalhes continuam a surgir sobre os dois tablets WebOS com nomes código Opal e Topaz. O primeiro é um aparelho de 7 polegadas, enquanto o último é uma versão com tela de 9 polegadas, mais parecida com o iPad. Baseado em imagens vazadas, parece que os tablets da HP terão ao menos uma câmera frontal e uma porta micro USB.
Esses aparelhos da HP também possuem a vantagem de rodar o sistema WebOS. Apesar da queda da Palm, o WebOS é na verdade um sistema móvel bastante capaz e pode oferecer o desafio mais formidável para o iOS (do iPad) quando o assunto é interface do usuário (UI). A fabricante agendou um evento de mídia para 9/2, quando é esperado que sejam anunciados mais detalhes sobre esses tablets.
iPad 2
A segunda geração do iPad chega com duas vantagens sobre seus rivais. Primeiro: já existe um iPad no mercado e ele fez um sucesso enorme. A cultura do aparelho já está estabelecida, e muitas companhias também já estão utilizando o tablet da Apple, ou ao menos explorando seu uso para o ambiente corporativo. Segundo: como essa é a nova geração de um tablet que já existe, há pelo menos uma forma tangível de medi-lo, e uma expectativa mais concreta de que ele estará disponível no segundo trimestre do ano – baseada no ciclo anual de lançamentos da empresa de Steve Jobs (em 2010, o iPad foi apresentado em janeiro e lançado em abril nos EUA – tendo chegado ao Brasil apenas em dezembro).
A segunda geração do iPad chega com duas vantagens sobre seus rivais. Primeiro: já existe um iPad no mercado e ele fez um sucesso enorme. A cultura do aparelho já está estabelecida, e muitas companhias também já estão utilizando o tablet da Apple, ou ao menos explorando seu uso para o ambiente corporativo. Segundo: como essa é a nova geração de um tablet que já existe, há pelo menos uma forma tangível de medi-lo, e uma expectativa mais concreta de que ele estará disponível no segundo trimestre do ano – baseada no ciclo anual de lançamentos da empresa de Steve Jobs (em 2010, o iPad foi apresentado em janeiro e lançado em abril nos EUA – tendo chegado ao Brasil apenas em dezembro).
Já surgiram muitos rumores sobre o chamado iPad 2 desde que o modelo original chegou às lojas. Dada a resposta dos usuários e os recursos e funções que os concorrentes estão colocando para a “guerra dos tablets”, é esperado que o novo aparelho da Apple tenha duas câmeras, possivelmente um processador de dois núcleos, um aumento significativo de memória RAM e talvez um grande aumento na resolução da tela.
Modelo original do iPad foi lançado em abril de 2010
E onde isso nos deixa? Bem, nenhum dos aparelhos da lista ainda foi oficialmente lançado. Dada a demanda pelo iPad, e a grande quantidade de tablets que deve chegar ao mercado, parece razoável acreditar que fabricantes como Motorola, HP, Apple e RIM realmente vão entregar os produtos em algum este ano.
Para empresas que querem subir no “vagão dos tablets”, a decisão entre as várias plataformas será guiada em grande parte pela infra-estrutura e cultura existentes. Uma companhia que possua um BlackBerry Enterprise Server e já tenha uma base de smartphones BlackBerry provavelmente escolherá o PlayBook. E assim por diante, com as outras fabricantes.
Um fator muito importante será o custo dos aparelhos. Os recursos e funções de um determinado tablet ou o quão bem ele se “entrosa” com a infraestrutura existente podem ser problemas menores se o tablet acabar custando o dobro dos produtos rivais.
Um comentário:
Este aparelho é d+
EU RECOMENDO!
Júnior - SP
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